The Beach Bum e Synonymes marcam abertura e encerramento do IndieLisboa

Publicidade

The Beach Bum: A Vida Numa Boa segue as desventuras hilariantes de Moondog (Matthew McConaughey), um “chico-esperto” que vive sempre de acordo com as suas próprias regras. Co-interpretado por Snoop Dog, Zac Efron e Isla Fisher, The Beach Bum: A Vida Numa Boa é uma refrescante comédia do realizador Harmony Korine para ver, em antestreia, na sessão de abertura do IndieLisboa, marcada para dia 2 de Maio no Cinema São Jorge. Synonymes, vencedor do Urso de Ouro de Berlim, fará as honras de encerramento do festival. O filme de Nadav Lapid conta a história de um jovem israelita que rejeita o seu país e a sua língua, para viver em Paris. 

De regresso ao festival, está ainda a filmografia de Mike Leigh, um dos mais consagrados cineastas britânicos da actualidade. Em exibição na secção Silvestre estará Peterloo, uma reconstituição do massacre com o mesmo nome, resultante do ataque da coroa britânica a uma pacífica manifestação pro-democracia. I Was at Home But, de Angela Schanelec, vencedor do Urso de Prata em Berlim, estreia também nas salas do IndieLisboa. Um comovente drama que acompanha a forma como as questões existenciais de uma adolescente podem redefinir o olhar dos adultos que a rodeiam. Também vencedor em Berlim e com passagem pelo IndieLisboa, Three Faces, de Jafar Panahi (realizador em prisão domiciliária por acusação de propaganda anti-regime), junta três actrizes em diferentes estados da sua carreira para, através delas, questionar algumas das mais enraizadas tradições da sociedade patriarcal iraniana. 

A 16.ª edição do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema decorre entre os dias 2 a 12 de Maio no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinema Ideal e na Cinemateca Portuguesa. O festival é organizado pela IndieLisboa – Associação Cultural, com o apoio financeiro do Ministério da Cultura/ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da CML – Câmara Municipal de Lisboa, do Programa Creative Europe da União Europeia e da Allianz; em co-produção com a Culturgest e o Cinema São Jorge e em parceria estratégica com a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, EEM.