Jogos do Futuro da Região de Setúbal

Publicidade

Com o ex-futebolista Luisão como “Patrono”, os Jogos do Futuro da Região de Setúbal (JFRS) foram, na tarde de ontem, publicamente apresentados, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita. Na sessão, num auditório repleto, marcaram presença muitas personalidades, entre as quais, “embaixadores” do evento, que se realiza de 14 a 16 de Junho, com as 25 modalidades previstas descentralizadas pelos nove municípios organizadores.

Entre os embaixadores dos JFRS 2019 constam nomes como Lucílio Baptista, ex-árbitro de futebol; Miguel Minhava, ex-basquetebolista internacional e actual treinador de equipa feminina; “mestre” Silvestre Fonseca, 79 anos, o mais velho praticante de halterofilismo (ou levantamento de peso olímpico) em Portugal e, também, treinador; Rafael Reis, ciclista profissional; Nelson Costa, ex-futebolista profissional e actual treinador da formação do Seixal Clube 1925; e Durval Pinto, treinador de futebol de praia do GD Sesimbra, ex-internacional, treinador de equipas municipais nos JFRS.

“É muito importante esta ligação que, através do Jogos do Futuro, se estabelece com a sociedade civil”, referiu o Presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e Presidente da Câmara Municipal da Moita (CMM), na sessão que assinalou o “pontapé de saída público” dos JFRS. Rui Garcia sublinhou o “espírito de colaboração”, que reflecte, na sua essência, o conceito de “democratização da prática desportiva”, fruto de “vontades comuns” – e cuja “rede” tem vindo a aumentar –, realçando a importância das parcerias/patrocínios na realização de um projecto que envolve milhares de pessoas – três mil das quais jovens atletas/alunos, raparigas e rapazes, nascidos entre 2001 e 2010.

“É importante, para nós, trabalhar com os municípios” – “trabalho de proximidade” –, afirmou o Coordenador Nacional do Desporto Escolar (DE), manifestando a disponibilidade da Coordenação do DE “para que os jogos possam engrandecer”. Rui de Carvalho falou de um “boom” no que toca a actividades náuticas no DE, “com o mar e o Rio aqui bem perto”, aludindo às mais-valias da Região.

Mais do que, apenas, de carácter desportivo, trata-se, segundo a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pelo Desporto, Educação e Associativismo, de uma iniciativa “com uma grande função social”, de “promover a igualdade de oportunidades, de género, e, com o desporto adaptado, ‘para todos’”.

“Um maior entrosamento entre os municípios significa uma maior rede”, permitindo que, ainda, mais pessoas tenham acesso à prática desportiva, salientou Sara Ferreira. E rematou: “É uma grande marca do Distrito de Setúbal”.

A Cerimónia de Abertura, que se realizará no Parque José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, Moita, dia 14 de Junho, pelas 21h00, terá, de acordo com o Vice-Presidente da CMM, como “tema unificador de todas a demonstrações: o desporto ao longo da vida”. Daniel Figueiredo agradeceu aos patrocinadores, colaboração que reconheceu “imprescindível”, assim como ao Patrono Luisão e embaixadores, “figuras que quiseram estar ao nosso lado, partilhar estas ideias”, e cuja presença, sublinhou, serve de “estímulo” aos jovens.

O Patrono Luisão não pôde estar presente na Sessão mas deixou algumas palavras, através de vídeo, manifestando-se honrado pelo convite para assumir a “figura” de Patrono, num evento com impacto na vida dos jovens e da Região.

A encerrar a sessão foi apresentado um vídeo alusivo ao mais velho praticante de halterofilismo no País, o embaixador Silvestre Fonseca.

Os JFRS, um mega evento desportivo e social, dinamiza 25 modalidade: Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia, Canoagem, Futebol de 11, Futebol de 9, Futebol de 7, Futebol de Praia, Futsal, Hip-Hop, Hóquei em Patins, Judo/Judo Adaptado, Karaté (Shotokan), Natação, Orientação, Patinagem Artística, Rugby, Surf Adaptado, Skate, Ténis, Ténis de Mesa /Ténis de Mesa em Cadeira de Rodas, Vela, Voleibol (Feminino) e Xadrez. Prevê-se que envolverá cerca de três mil atletas e quase 5000 acompanhantes.

De referir a inclusão nesta edição das modalidades adaptadas de boccia, judo, surf e ténis de mesa, assim como o alargamento da competição na vertente feminina.

Os JFRS são uma organização conjunta dos municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal e Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), com a parceria do Desporto Escolar, movimento associativo popular e associações distritais de modalidades aderentes.

+INFO sobre os Jogos do Futuro da Região de Setúbal:

www.jogosdofuturo.net + https://www.facebook.com/jogosdofuturo/.