Estão abertas as inscrições para iniciativa que abre os ateliês de artistas ao público

Publicidade

A Associação Castelo d’If tem abertas as inscrições para a 10.ª edição da Abertura de Ateliês de Artistas (AAA) que vai decorrer em Lisboa, de 11 a 13 de Outubro. As inscrições podem ser feitas até 15 de Julho, através do preenchimento de uma ficha — disponível em www.castelodif.com — , que deverá ser enviada para 10aaacastelodif@gmail.com. Todos os artistas que se inscrevem são contactados e podem participar na iniciativa.

A Abertura de Ateliês de Artistas tem na sua origem a iniciativa «Ouvertures d’Ateliers d’Artistes» (OAA) que se realiza desde 1999 na cidade francesa de Marselha com a Associação Château de Servières. A criação da Associação Castelo d’If em 2009 surgiu da vontade de, ao replicar em Portugal essa iniciativa, proporcionar um encontro entre o público e artistas de Lisboa, ampliar as expectativas de internacionalização dos artistas portugueses, o que tem sido cumprido com os intercâmbios artísticos com diversas cidades (Marselha, Dublin, Turim, Paris, Oaxaca, Palm Beach…), levando artistas a conhecerem-se entre si e a darem-se a conhecer a outros públicos.

A iniciativa da Abertura de Ateliês de Artistas em Lisboa, que se realiza desde 2009, promove a visita, durante um fim de semana por ano, a vários ateliês onde tanto circulam públicos mais específicos do mundo profissional da arte como o público em geral. Procura-se com este evento a oportunidade do contacto com os espaços da criação, a aproximação real ao processo criativo e suas linguagens, num ambiente informal, e em alguns casos com eventos especialmente concebidos para estes dias.

Ao chegar à 10.ª edição da Abertura de Ateliês de Artistas o balanço de participação é muito animado cerca de 400 ateliês e 2000 artistas, portugueses e estrangeiros.