Teatro tradicional português de marionetas dia 13 no Jardim de Oleiros

Publicidade

O Jardim Municipal de Oleiros recebe uma peça de teatro de marionetas no próximo dia 13 de Setembro pelas 21 horas.

Os Valdevinos – teatro de marionetas, trazem até Oleiros o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos que é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana.

Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. Segundo os Valdevinos, “o repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar”.

Nesta lógica, será apresentada a peça “O Barbeiro Diabólico” em que Dom Roberto vai casar e decide ir ao barbeiro fazer a barba e o cabelo. Achando o corte demasiado caro, regateia o preço o que desencadeia uma luta desenfreada que culmina com a morte do barbeiro. Aparece o polícia para investigar, a seguir o diabo para o condenar e por fim a Morte para o levar, mas Dom Roberto consegue resistir a todos.