Cinema em português chega à Galiza

Publicidade

Nos dias 24 e 25 de Setembro, o Centro Galego de Artes da Imaxe – Filmoteca de Galícia, na Corunha, recebe uma mostra de cinema português, no âmbito do primeiro intercâmbio entre a Academia Portuguesa de Cinema e a Academia Galega de Audiovisual.

Através de um programa que espelha riqueza e diversidade, esta mostra não tem apenas como objectivo mostrar filmes portugueses, mas também dar a conhecer a linguagem própria da cinematografia nacional, reforçando assim as relações culturais entre os dois países.

Numa programação composta por obras premiadas nos Sophia 2019, Raiva, de Sérgio Tréfaut, vencedor do Prémio Sophia Melhor Filme de Ficção, e Labirinto da Saudade, de Miguel Gonçalves Mendes, que estará presente no evento, eleito Prémio Sophia Melhor Documentário, foram os dois filmes escolhidos para esta mostra que contará ainda com a presença do Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, e de Carla Amado, Coordenadora do Centro Cultural Português do Camões, I.P. em Vigo, que apoia a iniciativa.

“A proximidade que nos une, justifica e desafia todos os nossos esforços para um intercâmbio cultural mais intenso entre as nossas cinematografias, não só para o conhecimento e visionamento dos nossos filmes, mas também para a participação conjunta através de co-produções.”, afirma Paulo Trancoso.

Este evento proporciona, assim, uma oportunidade única para promover o cinema português e os seus agentes.