24 e 25 de Outubro ‘Sabores de Outono’ dão o mote para dois dias de actividades em Esqueiros

Publicidade

Em Esqueiros festeja-se a terceira estação do ano com a iniciativa Sabores de Outono, nos próximos dias 24 e 25 de Outubro, no Campo de Jogos da freguesia.

Produtos agrícolas, artesanato, doces, gastronomia, tradição e música popular são os destaques de um programa que procura juntar miúdos e graúdos. ‘A Castanha é Rainha’ é a temática desta edição, sendo que haverá diferentes actividades e uma barraquinha dedicada à castanha e seus derivados na feira tradicional.

O evento é organizado pelo Jardim de Infância/EB1 de Esqueiros, Encarregados de Educação e Junta de Freguesia. Integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

O principal objectivo consiste em “envolver os pais e a comunidade local com a escola”, explicou a professora Alexandra Matos.

A docente destacou ainda que a iniciativa permite “obter receitas para a aquisição de materiais didáticos e o desenvolvimento de actividades no âmbito escolar”, bem como a importância de manter vivos os costumes da região, colocando “as crianças em contacto com a tradição”.

Feira tradicional, animação e gastronomia

O evento arranca logo pelas 10h30 com os alunos do Jardim de Infância e da EB1 de Esqueiros a interpretarem a música ‘Andorinha Negra’. De seguida, a ‘pequenada’ vai dançar o folclore ao som dos instrumentos da música popular portuguesa. A grande atracção da festa é a Feirinha Sabores de Outono, que abre portas ao público por volta das 11h. Produtos agrícolas, fruta da época, doçaria, compotas, geleias…. Diversos produtos com sabor a outono fornecidos pelos encarregados de educação. A feira inclui ainda o ‘Cantinho dos Artesãos’, um local para os artesãos da freguesia darem a conhecer o seu trabalho, e uma barraquinha dedicada à castanha e seus derivados, como bolo, doce e bolachas.

O final do dia fica entregue à animação musical, à gastronomia e à tradição. Por volta das 19h30, os alunos da Academia de Música de Vila Verde entram em cena para fazer ecoar belas melodias pelo recinto. Findada a actuação, chega a hora de jantar e a ‘rainha da festa’ volta a ser o centro das atenções, já que o menu confeccionado pelos encarregados de educação inclui sopa de castanha e rojões com castanhas, entre outros. As actividades continuam às 21h com o magusto típico, em que o público se junta para uma boa dose de convívio e lazer, acompanhada por umas quantas castanhas assadas e música popular portuguesa. 

A sexta-feira, 25 de Outubro, começa com a abertura da Feirinha Sabores de Outono, pelas 10h. Ao longo de todo o evento, haverá uma exposição de travessas em terracota decoradas com a temática do outono. Durante a manhã do segundo dia, pelas 11h, serão entregues os prémios às três melhores travessas de cada sala e todos terão direito a um prémio de participação.