O Côa e os Castelos

Publicidade

O Côa nasce perto do Sabugal, sede de um concelho marcado pela ruralidade e natureza, mas que outrora foi de grande importância militar devido às guerras fronteiriças. O Castelo do Sabugal é um monumento imponente que nos remete para esse passado. Foi mandado edificar pelo rei de Castela, no entanto, a fortificação actual resulta de uma reconstrução levada a cabo por D. Dinis, que conquistou a povoação em 1296. Considerado um dos mais belos castelos portugueses, esta fortificação de arquitectura gótica tem como característica principal a torre de menagem em forma pentagonal. Encontra-se em excelente estado de conservação e está classificado como Monumento Nacional.

A fortaleza de Pinhel deve a sua origem aos lusitanos, por via de um castro edificado, mas é durante a posterior ocupação romana, que o castelo ganha a sua forma. D. Afonso Henriques iniciou a recuperação da fortificação, mas, é já no reinado de D. Dinis, que o castelo de Pinhel sofre a sua mais profunda remodelação, com a construção de seis torres e das muralhas à volta da vila, o reduto fortificado possui influências manuelinas. Aos dias de hoje apenas existem duas torres, algumas portas e partes da muralha, no entanto, dada a sua importância o castelo encontra-se classificado como monumento nacional.

As Aldeias Históricas de Portugal possuem algumas das mais belas fortificações do nosso país, entre vários roteiros que as permitem conhecer, existe um que acompanha o leito do Côa. Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Castelo Mendo e Sortelha fazem parte do percurso, estas povoações têm um importante passado bélico e antigas construções militares que vale a pena conhecer.

Leia mais em: https://descla.pt/?p=126169