Feira do Fumeiro anima Montalegre

Publicidade

O evento decorre até domingo e promete atrair muitos forasteiros à vila barrosã.
A 22.ª edição da Feira do Fumeiro de Montalegre foi inaugurada, esta quinta-feira. O evento decorre até ao próximo domingo, 27 de janeiro.

Na cerimónia da abertura, que teve lugar no auditório municipal, o presidente da Câmara de Montalegre lamentou a ausência do governo. Fernando Rodrigues revelou que o convite dirigido à Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, bem como aos deputados dos vários partidos, tinha como intenção “apresentar uma iniciativa do mundo rural que envolve a autarquia, os produtores, que já faz parte da vida dos barrosões e que consta no calendário de muitos portugueses”. O edil lembrou ainda que o certame constitui “um grande contributo para o desenvolvimento da região”.

Fernando Rodrigues destacou a qualidade dos produtos de fumeiro e o esforço dos produtores. Trata-se de “um cartaz gastronómico, turístico e de grande relevo económico para a região”, sublinhou.

A Feira do Fumeiro de Barroso conta com a presença de cerca 100 produtores de fumeiro, e expositores de outros produtos gastronómicos, tais como, pão, licores, mel e compotas. O certame atrai, anualmente, milhares de visitantes à vila de Montalegre.