Cultura é rainha em Seia

A Feira do Queijo, as Festas do Concelho e o CineEco – Festival Internacional de cinema ambiental da Serra da Estrela são as estrelas da oferta cultural durante o ano.

Carlos Filipe Camelo, Presidente do Município de Seia
Publicidade

Pela primeira vez em 38 edições a Feira do Queijo de Seia vai durar quatro dias, de 6 a 9 de fevereiro. O evento que complementa o Carnaval pretende promover o famoso queijo da serra da estrela, os produtores, os pastores, o artesanato local e outros produtos endógenos. De acordo com o presidente da câmara municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, “ganham os produtores presentes na feira, mas também o alojamento e restauração do concelho”.

Mas não é só de queijo que se fala quando vamos a Seia. Aliás, o programa cultural para o ano de 2016 do município é bastante diversificado. Durante o mês de março, entre 7 e 12, é a vez da XII edição do Seia Jazz & Blues. Para além da participação de grupos locais, o festival conta ainda com a presença de artistas conhecidos, como Carvin Jones, um dos maiores guitarristas da actualidade. Para encerrar as festividades do mês de março decorre, a 14, mais uma edição do Concurso literário “S.E.R.”.

Já depois da páscoa há a celebração do 25 de abril. “É uma noite de comemorações e de relação com o próprio passado”, refere o presidente da autarquia, através do concerto “da comunidade para a comunidade”.

Em Maio e junho decorre o Festival de artes Plásticas de Seia – ARTIS – que promove a comunidade artística local. Associado a este festival está a 4ª mostra de Música Moderna de Seia, a 7ª edição do Festival Especial, com a participação de crianças e jovens portadores de multideficiências, e a mostra de Teatro Infantojuvenil – Motin.

Com o verão a chegar…

Com a chegada do mês de junho e do verão começam as actividades desportivas. Vai decorrer em Seia pelo terceiro ano consecutivo uma das maiores provas de ultratrail do país, com 160 quilómetros, a “Oh Meu Deus Ultratrail Serra da Estrela”. A quatro meses do evento, que se realiza entre 3 e 5 de junho, estão já inscritas 300 pessoas. Ainda durante este mês decorre mais uma maratona de Seia, a 18 e 19. Já durante o mês de julho, a 9 e 10, Seia promove mais um evento desportivo, o 3º Skyroad Serra da Estrela, que consiste numa prova de resistência vocacionada para amantes de ciclismo.

Voltando à cultura, a 23 de junho a comunidade local une-se para mais uma edição das Marchas Populares, sendo este o evento que reúne o maior número de pessoas locais.

A 3 de julho, data do feriado municipal, celebra-se o 30º aniversário da elevação de Seia a cidade, havendo distinções a pessoas e empresas que se destacaram no ano anterior.

No mês dos emigrantes é a vez da 3ª edição das Festas do Concelho. Entre 12 e 15 de agosto vários são os artistas a pisar o palco, estando já confirmados o David Fonseca e os Amor Electro.

Em outubro chega a 22ª edição do CineEco – Festival Internacional de cinema ambiental da Serra da Estrela – único do género em Portugal. A decorrer entre 8 e 15 de outubro, este evento já alcançou um enorme prestigio internacional, tendo habitualmente mais de 600 documentários a concurso de mais de 30 países.

As 19ª Jornadas históricas chegam em novembro, de 10 a 12, sob o tema “Homo sapiens ou Homo ludens: jogos de vida, a vida como jogo através dos tempos”.

No último mês do ano chegam as festividades natalícias, com animação de rua, oficinas, passeios, entre outros.

Este ano o município de Seia destina 200.000 € do orçamento para a cultura. Carlos Filipe Camelo reafirmou a aposta da autarquia na “consolidação de um conjunto de eventos âncora”, naquela que definiu como uma estratégia de afirmação cultural “planeada, consertada, sustentada e equilibrada com propósitos e públicos diferenciados”.