Provar uma sopa é ser solidário

A vila de Gaeiras, no concelho de Óbidos, recebe no próximo fim de semana o III Festival de Sopas e o III Encontro Nacional de Bandinhas, eventos solidários que visam angariar dinheiro para a aquisição de material ortopédico para as famílias mais necessitadas

Publicidade

De 19 a 21 de fevereiro, os visitantes vão poder provar as mais variadas sopas confecionadas por chefs de cozinha da região e diversas associações locais. O festival conta ainda com uma mostra de artesanato, produtos regionais, doçaria, entre outros.

O primeiro dia vai ser animado por duas tunas universitárias, terminando com uma Noite de Fado. No sábado, a vez da Orquestra Ligeira de Monte Olivett (Caldas da Rainha) é a primeira a subir ao palco, num serão que vai contar ainda com Rebeca e o grupo RedSocks. O Encontro Nacional de Bandinhas, no domingo, vai juntar quatro agrupamentos de vários pontos do país.

Os eventos, organizados Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras, decorrem no Pavilhão da Sociedade e Cultural Recreativa Gaeirense (SCRG). Para além da causa solidária referida, este Festival promove ainda a dinâmica associativa, uma vez que o possível lucro obtido na venda das sopas reverte a favor das associações, grupos e chefs responsáveis pela sua confeção.

O restante valor angariado durante os três dias do evento vai ser utilizado a favor da causa, revela o Gabinete de Comunicação do município de Óbidos, que explica que a campanha inclui ainda os apoios e donativos de todas as empresas, estabelecimentos residenciais, hoteleiros, comerciais, particulares, entre outros.