10 locais para escalada em Portugal #4: Meadinha, Parque Nacional Peneda-Gerês

No Parque Nacional da Peneda-Gerês, localizada em pleno coração da Serra da Peneda, a Fraga da Meadinha eleva-se provocatoriamente no alto daquela encosta, não deixando indiferente qualquer peregrino que por ali passe em visita ao Santuário da Nossa Sra. da Peneda. Mas, desde há mais de três décadas que também não deixa nada indiferente a outros devotos destas paragens.

No cimo observa-se a Fraga da Meadinha, imponente sobre a aldeia da Peneda. | Fotografia: António Cunha
Publicidade

Locais para escalada em Portugal

“Peregrinos” sem profeta, transformaram esta bela parede de característico e pardo granito num santuário de escalada em rocha. Aqui, o perfil da rocha manda escalar “as fissuras de granito e confrontar as infames protuberâncias de cristal tão características da Peneda” como dizem Paulo Roxo e Daniela Teixeira, escaladores que ajudaram a desenvolver a escalada na Meadinha.

A Meadinha fica junto à aldeia da Peneda, que é uma das mais belas aldeias de montanha. Sobrepondo uma ravina profunda, com vista para os sectores de escalada e uma cascata adjacente, Peneda oferece um espetáculo fascinante. Na aldeia existe o Santuário de Nossa Senhora da Peneda. Este santuário construído entre finais do século XVIII e meados do século XIX, conta com uma escadaria com cerca de 300 metros e 20 capelas com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão).

Meadinha

41°58’19.3″N 8°13’24.6″W

São 10 os locais de extrema beleza para a prática de Escalada em Portugal que o vão levar a visitar locais que de outra forma seria difícil de conhecer. Amanhã a Descla e o “Mãos de Resina” trazem-lhe então outra sugestão de visita.