Estas são as mais inspiradoras Casas de Escritores de Portugal‏

As habitações de Eça de Queiroz, Sophia de Mello Breyner e Camilo Castelo Branco estão entre as 17 escolhidas pela empresa My Oun Portugal, que criou um roteiro turístico associado a produtos nacionais

Casa de Antero de Quental, em Vila do Conde
Publicidade

Ler é uma viagem, mas também se pode viajar para conhecer quem escreve e as paisagens que inspiraram os autores. Foi isso que fez a empresa My Own Portugal, que se dedica à promoção e venda de produtos portugueses: visitou as casas de alguns dos mais conceituados escritores nacionais e elegeu as 17 mais inspiradoras. Depois, criou uma Box temática sobre as Casas dos Escritores, que inclui um roteiro turístico e vários sabores portugueses ligados ao tema.

“Desta forma original despertamos a curiosidade em visitar as Casas dos Escritores e em descobrir mais sobre os autores portugueses”, refere Carlos Jerónimo, um dos responsáveis pela empresa. “Recheamos a caixa com, pelo menos, seis ou sete produtos portugueses, a maior parte deles comestíveis, juntamos um roteiro turístico com os locais a visitar e um postal ilustrado, tudo relacionado com o tema em questão. No fim, enviamos a caixa diretamente para casa dos clientes”, explica.

A seleção das 17 Mais Inspiradoras Casas de Escritores contempla as antigas habitações de Eça de Queiroz, Teixeira de Pascoaes, Camilo de Castelo Branco, Antero de Quental, José Régio, Almeida Garrett, Sophia de Mello Breyner Andresen, Guerra Junqueiro, Domingos Monteiro, Júlio Dinis, Ferreira de Castro, Miguel Torga, Fernando Namora, Aquilino Ribeiro, Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa e a Fundação José Saramago.

O roteiro vai do norte do país à capital, da costa portuguesa às montanhas do interior, e dá a conhecer paisagens únicas que, em muitos casos, inspiraram romances. Todas as informações sobre o projeto estão disponíveis na página da My Own Portugal e no facebook da empresa.