A arte de enganar o frio, Burel da Serra da Estrela

A arte de enganar o frio, Burel da Serra da Estrela
Fotografia cedida pela Associação de Artesãos da Serra da Estrela

Invernos frios e rigorosos sempre marcaram a vida dos habitantes da Serra da Estrela. O pastoreio assume desde há muito um papel importante na subsistência dos serranos, garante a carne e o leite essenciais para a alimentação, mas também a lã para as pessoas se aquecerem.

O burel da serra nasceu fruto da necessidade dos pastores se manterem quentes, é um tecido tradicional, elaborado com lã pura das ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela. As principais características do burel são a durabilidade e resistência, pois este tecido passa por um processo de fabrico muito particular, a lã após ser urdida no tear, é batida e escaldada numa máquina chamada pisão, o que lhe confere as suas propriedades únicas.

Esta arte de trabalhar a lã reinventou-se, e já não está só presente nas tradicionais capas dos pastores. O burel é parte integrante da cultura da Serra da Estrela e as gerações mais novas apostaram em manter este património. Através da criação de peças modernas e de design único, sem nunca perder a sua essência, o burel está novamente em voga e alia os seus atributos de qualidade e resistência à costura moderna e vanguardista.