A força militar transmontana do país - Bragança
A dominar a cidade de Bragança está uma fortaleza localizada na margem esquerda do rio Fervença. Esta região desde cedo se expandiu para o oeste do país e por lá podemos encontrar um dos mais bem preservados castelos portugueses.
Como fortaleza de uma arquitetura militar e um estilo gótico predominantes, é o limite leste do núcleo urbano de Bragança. Do alto dos seus muros erguem-se 15 grandes torres, de diferentes formas. Por entre as muralhas aprumadas destaca-se a Torre da Princesa, antiga dependência da Casa dos Alcaides, que guarda a lenda de uma princesa feita prisioneira, para ser impedida de casar com um ilustre mouro.
Esta lenda conta a história de uma princesa bela e órfã que vivia com o seu tio, o senhor do Castelo. A donzela tinha-se apaixonado por um jovem pobre que também a amava. Durante muitos anos recusou todas as propostas de casamento até que o tio resolveu forçá-la a casar com um amigo cavaleiro. Numa noite, o tio disfarçou-se de fantasma e, ao assustar a sobrinha, disse-lhe que estaria condenada para casar com o prometido. De repente, a porta dos aposentos da donzela abriu-se e entrou um raio de sol que desmascarou o fantasma. Desde então a princesa nunca mais foi obrigada a quebrar a sua promessa e passou a viver recolhida numa torre, que ficou para sempre lembrada como a Torre da Princesa.
A bela Torre merece referência devido a elementos artísticos, nomeadamente, as ameias, as janelas e a pedra de armas da Casa Real de Avis. Esta memória “envolvente” obriga a uma subida até ao último piso, pela vista sobre a cidade e a paisagem deslumbrantes.
Os surpreendentes espaços internos do Castelo de Bragança foram reorganizados e convertidos, desde 1936, em museu militar da região. O Museu Militar de Bragança impõe-se como espaço de memória das vivências militares da cidade. As peças em exposição foram doadas por antigos combatentes do Ultramar e da primeira Guerra Mundial.
O Castelo de Bragança é um dos mais representativos da arquitetura medieval. Foi construído em 1409 por D. João I, sobre as fundações antigas do Rei D. Afonso Henriques. O antigo castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional, desde 1910.