A histórica cidade de Coimbra
Coimbra sempre foi considerada uma cidade estudantil. A Universidade, fundada em 1290, é uma das mais antigas da Europa. A torre setecentista presente no Paço das Escolas é uma das suas referências, este edifício de beleza ímpar possui a entrada principal ornamentada ao estilo maneirista, com a imagem dos seus mecenas, D.Dinis e D.João III. Dotada de um património material e imaterial único, a Universidade de Coimbra foi classificada de património mundial pela UNESCO.
O Jardim Botânico de Coimbra possui uma área superior a 13 hectares e alberga no seu interior espécies diversas, algumas bastante raras. Com origem no século XVIII, por iniciativa do Marques do Pombal, foi criado para complementar o estudo de História Natural e da Medicina, ministrado à época na Universidade de Coimbra.
O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha é um monumento de estilo gótico com origens no seculo XIII. As inundações por via do aumento de caudal periódico do Rio Mondego, que afetavam o espaço constantemente, levaram à construção de um novo edifício no século XVII. Surgiu então o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, também apelidado de Convento Rainha Isabel de arquitetura barroca. Ambos os espaços são merecedores de uma visita.
A fonte dos amores, em Coimbra, está ligada à mais conhecida história trágica de amor, ocorrida em Portugal. Reza a lenda que as manchas em tons de vermelho na fonte são as lagrimas de sangue de D. Inês de Castro, assassinada devido ao romance que mantinha com D. Pedro. O rei D.Afonso IV não aprovou a relação do seu filho com D.Inês de Castro, assumida após morte de D.Costança, primeira esposa de D.Pedro. O monarca e os seus conselheiros reuniram-se no castelo de Montemor-o-Velho, e foi tomada a decisão de mandar assassinar D Inês de Castro. Na Quinta das Lagrimas em Coimbra é possível visitar a fonte dos amores, assim como o magnífico jardim envolvente, numa atmosfera cheia de misticismo amoroso.
Presente nas memorias de infância de várias gerações, o parque lúdico-pedagógico do Portugal dos Pequenitos é uma das principais atrações de Coimbra. Em funcionamento desde 1940, esta obra idealizada por Bissaya Barreto destaca-se pelas representações em miniatura de casas e monumentos do território nacional e países de expressão portuguesa.