A origem dos enchidos da Serra da Estrela
A Serra da Estrela sempre se caracterizou pelo seu clima frio, de invernos longos repletos de nevões e intempéries. Perante tal cenário as populações da serra compreenderam que para além da agricultura tinham de arranjar também uma outra forma de sustento. A criação de gado foi encontrada como a solução para o problema, e com ela surgiram os enchidos, alimentos resistentes e capazes de serem armazenados durante longos períodos de tempo.
As matanças do porco aconteciam tradicionalmente em Janeiro, o tempo frio dava às pessoas a oportunidade ideal para preparar e armazenar a carne. Os enchidos começavam a ser elaborados logo após a morte do animal e assim, surgiram as típicas chouriças de bofe, chouriças de carne, morcelas e farinheiras.
Nos dias de hoje estes alimentos ainda mantêm a sua identidade original, continuam a ser feitos de forma artesanal, misturando a carne e o sangue do porco, com especiarias tais como: cominhos, pimentão doce, pimenta, salsa e louro. O processo de secagem tradicional, em fumeiro, é outra tradição que também se mantém e contribui para o sabor único dos enchidos da Serra da Estrela.