A primeira reserva natural do país
Entre o centro de Castro Marim e Vila real de Santo António existe um dos mais preciosos tesouros do sotavento algarvio, a Reserva Natural de Castro Marim.
A poucos quilómetros da sua foz, as águas do Guadiana estendem-se por uma zona de sapal que dá abrigo a numerosas espécies de aves. São cerca de dois quilómetros de zona húmida, composta por ramificações de pequenos cursos de água provenientes do Guadiana, que originam sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros.
O Sapal de Castro Marim é um local de passagem, invernada e nidificação de numerosas espécies de aves aquáticas, adquirindo assim um interesse ornitológico inquestionável. Tem também uma importância fulcral para a reprodução de várias espécies de peixes e inúmeros bivalves, assim como serve de habitat a crustáceos autóctones tais como a boca e o camarão de Monte Gordo.
A presença humana também tem lugar nesta zona, a salinicultura é a principal atividade económica da reserva e o sal de lá proveniente é reputado pela sua qualidade. Alguns pequenos espaços secos existentes são usados para a agricultura.
A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António foi a primeira reserva natural a ser criada em Portugal, a sua classificação como área protegida data de 1975.