Pelos Trilhos de Portugal-A Rota da Ribeira de Várzea, Viseu
Uma caminhada pela Rota da Ribeira de Várzea é uma viagem pelos costumes das gentes beirãs que nos leva a conhecer melhor um modo de vida marcado pela ruralidade e agricultura. O trajecto é acessível e apto a todos os tipos de público.
Com uma extensão de 8,8 quilómetros e orientação circular, o percurso tem início na aldeia de Várzea, na freguesia de Calde. O trilho possui características rurais e encontra-se devidamente sinalizado.
Logo no começo encontramos 86 poldras, umas pedras colocadas no rio, que em tempos idos serviam para as populações das aldeias de Várzea e Sanguinhedo de Maças atravessarem a ribeira. Após atravessarmos as poldras, ao percorrer o caminho que segue junto ao leito da ribeira, deparamo-nos com vários moinhos. Os moinhos eram outrora usados pela população local para produção de farinha, alguns ainda se encontram em bom estado de conservação.
As eiras tradicionais e canastros são outros dos elementos típicos do modo de vida rural. Actualmente, alguns destes espaços ainda são utilizados pelos habitantes locais para armazenar bens agrícolas.
Outra das atrações deste percurso é a capelinha do Senhor da Agonia, uma pequena capela que possui uma imagem de Jesus Cristo com uma caveira junto aos pés.
A Rota da Ribeira de Várzea é um percurso imperdível que conjuga na perfeição os costumes dos habitantes com as belas paisagens campestres da Beira Interior.