Agro-turismo uma nova realidade

Agro-turismo uma nova realidade
D.R.

O agro-turismo permite conhecer mais de perto a realidade agrícola do nosso país e assume-se também como uma actividade que pode ser bastante rentável quando conjugada com a agricultura. São vários os produtores que têm apostado neste tipo de turismo diferenciado, combinando harmoniosamente dois mundos em teoria distantes.

O sector vitivinícola tem sido pioneiro a conjugar agricultura sustentável com o turismo, nas regiões mais a norte e pelo Alentejo a oferta é vasta e podemos encontrar opções para vários gostos, desde lugares mais luxuosos a espaços rústicos que nos mostram uma vertente mais tradicional.

Em Monção encontramos o Palácio da Brejoeira, podemos visitar o interior desta sumptuosa construção e também testemunhar a grande tradição agrícola e um forte legado vinícola da região. Dos 30 hectares que compõem a Quinta da Brejoeira, na qual o palácio se insere, 18 são dedicados à famosa vinha de casta Alvarinho, sendo a quinta uma referência na produção desta casta de vinho. A visita às vinhas do palácio tem direito a provas deste singular néctar.

Continuando a norte por Felgueiras encontramos a Quinta da Lixa, um espaço que se assume como um autêntico paraíso para os apreciadores de vinhos verdes, tendo sido o primeiro hotel vínico da região e que se tem afirmado pela adopção de práticas sustentáveis, tendo por base o respeito pela natureza e pelas seculares tradições vinícolas.

Criado em 2001, o projecto da Rede das Aldeias Vinhateiras do Douro tem como objectivo potenciar o desenvolvimento de seis localidades onde predomina a cultura do vinho. Barcos (Tabuaço), Favaios (Alijó), Provesende (Sabrosa), Trevões (São João da Pesqueira), Salzedas e Ucanha (Tarouca) são os destinos contemplados pela iniciativa e integram território classificado Património Mundial pela UNESCO.

O Alentejo também é uma região com fortes tradições vinícolas e possui uma oferta variada neste campo. O alojamento local domina a oferta e a palavra agro-turismo surge associada a grande parte das hospedarias, sendo possível pernoitar e conhecer as dinâmicas das típicas herdades alentejanas. O enoturismo é um ponto forte destas paragens, em pleno coração alentejano, nas terras de Reguengos de Monsaraz, a Herdade do Esporão tem as suas portas abertas desde 1997 e oferece visitas guiadas às vinhas, olivais e hortas.