Aldeia de Granja do Tedo - Tabuaço
Granja do Tedo é uma bela aldeia pitoresca, ladeada por um território de grande beleza natural e com tanto para contar aos seus visitantes. De tradições agrícolas a património secular, os motivos são mais que muitos para partir à descoberta deste magnifico local. A aldeia deve o nome ao bravo cavaleiro D. Thedon Ramires, que reclamou este território aos mouros e por aqui se estabeleceu no século X, numa casa com uma granja e um extenso olival.
Para melhor compreender este território devemos conhecer a lenda popular que narra a fundação desta aldeia. D. Thedon Ramires terá seduzido a princesa Ardínia, filha do rei mouro de Lamego. Ardínia converteu-se ao cristianismo para poder casar com Thedon , tal levou à ira do rei mouro que matou a própria filha, lançando depois uma feroz perseguição a Thedon que acabou por encontrar e matar junto à ribeira. A execução foi tão sangrenta que as águas do riacho ficaram manchadas de vermelho, doravante passou a ser conhecida como a Ribeira de Tedo.
Nesta pacata e tranquila povoação, um jardim de grande beleza conta-nos a história da princesa Ardínia através de poemas pintados em azulejos. Seguimos pelas ruas calcetadas, preenchidas por casas típicas com varandas de madeira e encontramos a Igreja Matriz da povoação datada do século XVIII. À volta de Granja do Tedo descobrimos paisagens, que apesar de humanizadas, apresentam-se belas, animadas pelas cores dos frondosos pomares que garantem, assim, uma caminhada prazerosa.