Aldeia do Xisto de Pedrogão Pequeno - Sertã
Pedrogão Pequeno é uma “aldeias brancas” do xisto, cujas edificações escondem a pedra sob rebocos alvos. Na década de 50, época na qual albergou muitos dos trabalhadores que construíram a Barragem do Cabril, foi um local de grande azáfama. Hoje é um lugar calmo e tranquilo que convida a revigorantes caminhadas pelos encantos das suas ruelas.
A Ponte Filipina sobre o Zêzere data do seculo XVII e é uma das principais atracções desta antiga vila, foi construída em cantaria e a sua edificação teve como objectivo substituir uma antiga ponte de tábuas. O nome dado à ponte deve-se à sua origem numa época em que Portugal era regido por monarcas de origem espanhola, a chamada Dinastia Filipina.
A Igreja Matriz desta povoação é outro local merecedor de visita, este belo templo de influências manuelinas, renascentistas e barrocas pertenceu à Ordem de Malta e terá sido edificado na primeira metade do século XVI.
A natureza à volta da vila é exuberante e podemos conhecê-la através dos vários caminhos rurais existentes neste território. No fim do passeio aconselhamos que prove a típica sopa de peixe da região para restabelecer com prazer as energias.