Algar do Pena, a maior sala subterrânea do país
Em pleno Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros, na freguesia de Alcanede, em Santarém, encontramos a maior sala subterrânea do país, a Gruta do Algar do Pena.
Esta enorme galeria foi descoberta por mero acaso em 1983. Tem início num poço vertical com cerca de 35 metros de profundidade, que conduz a uma massiva sala subterrânea com um volume de 105 mil metros cúbicos. O espaço impressiona pela dimensão, seria necessário o equivalente a cerca de 40 piscinas olímpicas para encher esta galeria de água.
A gruta do Algar do Pena possui características únicas e assume-se como um dos locais ideais para compreender os processos de formação das cavidades naturais. A galeria encontra-se repleta de espeleotemas, nome dado às formações rochosas resultantes da sedimentação e cristalização de minerais, que se costumam formar nas grutas naturais. O espaço é também importante para melhor se entender os processos de circulação da água a nível subterrâneo.
A importância científica desta gruta levou a que fosse selecionada para albergar o primeiro Centro de Interpretação Subterrâneo, existente em Portugal. Como infraestruturas de apoio ao visitante existe uma plataforma de observação e um elevador que desce até 33 metros de profundidade.
Uma visita ao Algar do Pena é uma experiência única, uma viagem ao centro da terra que conjuga na perfeição a vertente didática com a turística.