BTT - Aventuras sobre duas rodas
Bicicleta todo o terreno, mais conhecida como BTT, é uma modalidade do ciclismo que surgiu na Califórnia, E.U.A, na década de 1950. Inicialmente, era uma procura por novos desafios de superação sobre rodas por parte de ciclistas e também uma forma de adrenalina para surfistas em dias sem ondas. Foi também na Califórnia, que se realizaram as primeiras competições de BTT, impulsionando assim o crescimento desta disciplina.
"Quando estou sobre as duas rodas sinto uma liberdade imensa, sou só eu, a bicicleta e a natureza, é algo difícil de explicar porque é uma mistura de sensações que só quem pratica pode sentir", afirma João Soares praticante ativo de BTT.
“Sempre gostei de bicicletas desde pequenino, foi uma coisa que sempre me fascinou, as duas rodas. E o que me leva a praticar esta modalidade é o prazer de estar em contacto com a natureza, observar as paisagens e locais por onde passo, é um desporto que nos deixa livres de fazer os que nos vai na cabeça”, confidenciou-nos o praticante de BTT.
No BTT, o principal objetivo é percorrer trilhas com obstáculos e irregularidades usando uma bicicleta adequada para o terreno.
As rotas podem ser montanhosas, estradas de terra, parques e atualmente, até mesmo nos centros das cidades. Os praticantes desta modalidade devem ser dotados de resistência e coragem e ainda possuir os equipamentos necessários para a segurança durante a prática deste desporto radical. João Soares afirma que “é um desporto que nos obriga a usar a cabeça para gerir as nossas forças para as distâncias que temos que percorrer, obriga-nos a gerir um pouco de tudo”.
Em Portugal, a Federação Portuguesa de Ciclismo é a principal entidade ligada ao BTT profissional. No entanto, o BTT também é praticado por muitos entusiastas individualmente e como forma de lazer. Atualmente, com apenas um clique, é possível ter acesso a uma variedade de trilhos disponíveis para a prática deste desporto.
“Para convencer alguém a iniciar a prática, tinha que mentir um pouco para não terem medo do que iram encontrar, mas diria que iriam gostar da sensação de liberdade, das paisagens, convidaria a irem a lugares bonitos e não muito agressivos para motivar e recomendava também que vissem alguns vídeos deste desporto para despertar o gosto pelo BTT”, convida o praticante.