Cabo de São Vicente - Vila do Bispo
Os romanos diziam que o Cabo de São Vicente era o fim do mundo, espaço onde o massivo oceano engolia o sol ao final do dia, chamavam lhe Promontorium Sacrum (promontório santo). Este magnifico local sempre teve uma aura mística, estando envolto em mitos e lendas, mas não era o fim do mundo, como o provou o Infante D. Henrique, também conhecido como Infante de Sagres e, literalmente, o resto é história.
O cabo foi local de culto durante séculos e aqui existiu um convento medieval onde segundo a lenda terão sido depositados os ossos do Mártir São Vicente, morto pelos romanos devido a pregar a palavra de Cristo, tendo os seus restos mortais sido recuperados por D. Afonso Henriques e levados para Lisboa. O século XVI fez nascer uma imponente fortificação em cima dos rochedos que entram mar adentro para defender o local dos ataques de piratas. Actualmente, as antigas muralhas acolhem o monumental Farol de São Vicente, um dos mais poderosos da Europa e ainda o Museu dos Faróis dedicado a estas estruturas e aos descobrimentos portugueses.
A sensação de liberdade e as paisagens sem fim pela imensidão do mar tornam a visita ao Cabo de São Vicente em algo indescritível. É também considerado um dos melhores locais do país para assistir ao por do sol.