Café Relógio - Santa Cruz da Madeira - Madeira

Café Relógio - Santa Cruz da Madeira - Madeira
Fotografia: Ulrika

O Café Relógio preserva uma das mais importantes tradições da região e assume-se como uma das maiores atracções da vila da Camacha. Por aqui continua a funcionar uma das poucas fábricas de vime que ainda conserva o processo de produção artesanal.

Desde meados do século XIX que a indústria do vime possui uma enorme importância na ilha da madeira, a freguesia da Camacha é uma referência incontornável deste legado e continua a ser a região da ilha que mais produz artesanato em vime, acredita-se que este ofício tenha sido trazido para a Madeira pelos britânicos.

Cestos, malas, móveis e outros objectos de pequenas dimensões são alguns dos exemplos das produções em vime que podemos ver neste espaço e mostram-se como autênticas obras de arte, os visitantes podem assistir ao fabrico destas fascinantes peças artesanais. A título de curiosidade, o relógio no cimo da torre foi trazido da igreja paroquial de Wollton, perto de Liverpool, pelo inglês Dr. Michael C. Grabham, um abastado proprietário de uma quinta de Verão na Camacha.