Castelo de Alvito
A fortaleza de Alvito lembra os castelos que preenchem o imaginário das crianças, talvez seja devido às belas torres cilíndricas onde se destacam lindíssimas janelas de influência islâmica. Este castelo foi erguido para proteger o território, mas também para albergar o barão de Alvito e a sua família, assumindo claramente uma arquitectura de dimensão mais palaciana, fazendo do castelo de Alvito um paço fortificado, ou um castelo-palácio, como referem alguns historiadores.
As obras de edificação do castelo iniciaram em 1494, tendo terminado em 1504. A estrutura possui uma planta rectangular, com quatro torreões cilíndricos ameados nos vértices, erguendo-se a torre de menagem a noroeste, adossada às muralhas. A disposição dos elementos a partir de um pátio central remete para a sua vertente mais palaciana. A influência mudéjar, estilo reminiscente da arquitectura muçulmana, pauta o castelo de pormenores e elementos decorativos de grande beleza e singularidade, os arcos em ferradura são um dos exemplos mais marcantes.
O estado de conservação desta fortaleza é excelente, ao longo do século XX foi alvo de vários processos de restauro, albergando à data uma pousada no seu interior. O Castelo de Alvito encontra-se classificado como Monumento Nacional.