Castelo de Arnóia - Celorico de Basto
Esta bela fortificação românica surge imponente no cimo de uma elevação de grande altitude, sobressaindo na paisagem e lembrando que foi em tempos um dos baluartes de defesa desta região, especialmente nos primórdios da nação, durante as guerras com Castela.
Esta bela estrutura militar possui arquitectura românica e uma imponente torre de menagem quadrangular inserida nas suas muralhas. Foi um importante castelo que defendeu as Terras de Basto, ainda hoje encontramos no ramal de acesso à fortaleza os testemunhos da antiga Vila de Basto, hoje conhecida como Aldeia do Castelo e quase despovoada, mas que foi outrora provida de grande relevância.
O castelo e a sua envolvente remetem os visitantes para um ambiente medieval, quase cinematográfico, no sopé junto ao pelourinho e à casa das audiências conseguimos imaginar a azáfama de gentes em épocas mediáveis. O Castelo de Arnóia encontra-se classificado como monumento nacional, as suas origens são antiquíssimas, no de Mosteiro de São Bento de Arnóia repousa Múnio Muniz, alcaide do castelo, cuja sepultura data de 1034 e nos permite afirmar que a fortificação já existia nessa data.