Castelo de Loulé - Loulé
Nascido pela mão dos árabes e reconstruído no século XIII, após a conquista da cidade aos mouros por D. Paio Peres Correia, o Castelo de Loulé é uma importante fortaleza medieval que ainda conserva traços da influência muçulmana na sua construção. As ruínas foram restauradas e albergam hoje o Museu Municipal de Arqueologia de Loulé, cujo acervo contém uma interessante colecção de fragmentos da Idade do Bronze e da cerâmica romana.
Grande parte do perímetro amuralhado ainda existe, alguns lanços de muralha em taipa encontram-se dissimulados por entre o casario, podemos também contemplar diversas torres. Aquando da sua requalificação, foram encontradas diversas ruínas de origem árabe, destacando-se um balneário e os restos da antiga mesquita que terá sido posteriormente convertida pelos cristãos em igreja, após a conquista da cidade em 1249. Este singular espólio é visível através de um chão envidraçado.
Este fantástico monumento é um forte testemunho da época da reconquista cristã e encontra-se classificado como Monumento Nacional.