Castelo de Mogadouro

Castelo de Mogadouro
Fotografia: Município de Mogadouro

Apesar de apenas restar parte da fortaleza, as ruínas do Castelo de Mogadouro são um dos monumentos mais importantes da região. Do alto onde as suas muralhas outrora se ergueram obtemos vistas fantásticas sobre esta bela região transmontana.

As origens desta fortaleza não são totalmente conhecidas, alegadamente na região terá existido um primitivo núcleo proto-histórico, em 1145 o castelo já existia pois foi doado por Fernão Mendes de Bragança, juntamente com a fortaleza de Penas Roias, à Ordem dos Templários. A torre de menagem ainda resiste e mostra traços de arquitectura românica, terá sido mandada edificar pelos templários, numa tentativa de modernização da estrutura de acordo com a morfologia usada nas construções bélicas à data. Alguns trechos das muralhas também ainda se encontram de pé, o castelo teve ao abandono desde 1834, tal levou à sua degradação.

A fortaleza contribui imenso para a defesa do território raiano de Trás-os-Montes contra as investidas das tropas leonesas e também muçulmanas, sendo por isso um marco importante da nossa história, actualmente encontra-se classificado Monumento Nacional desde 1965.