Castelo de Montalegre
No topo de um monte granítico da cidade, o Castelo de Montalegre descortina as serras do Gerês e do Larouco. O castelo domina a povoação ao estar localizado perto do curso do rio Cávado e destaca-se pela sua beleza na fronteira com a Galiza.
Esta fortaleza encontra-se situada num local habitado, antigamente, por lusitanos, romanos, suevos e visigodos. Neste local existiu um castro pré-histórico que pode ser comprovado pela descoberta antiga de lápides e moedas no local. Durante o século VIII, durante o período da Reconquista Cristã, estas terras foram constantemente atacadas pelos muçulmanos. No entanto, desde a independência de Portugal e até aos nossos dias, esta construção nunca mais deixou de pertencer ao domínio de Portugal.
O castelo conserva as características góticas, com uma planta ovalada e uma Torre de Menagem. A grande Torre é mesmo a principal peça do conjunto militar sendo que, o visitante através do seu passeio consegue visualizar a alcáçova de forma ovalada, cercada por uma muralha alta e granítica.
Todos os anos, nas sextas-feiras que calham no dia 13, acontece o maior espetáculo de rua da cidade. Esta não é uma celebração aborrecida e obscura. A noite das bruxas já se tornou uma verdadeira festa, com música, fogo de artifício, espetáculos e animação de rua. Há decoração, desfiles e foliões à altura de todos os visitantes.
O Castelo de Montalegre é um dos Monumentos Nacionais que foi alvo de intervenções inseridas na Operação Castelos a Norte. As obras para a conservação desta fortificação medieval verificaram-se nas torres do Castelo e na Praça de Armas. Situado no centro da vila, o monumento apresenta três torres e a Praça funciona como sala de visitas do município, onde se realizam espetáculos e eventos da cidade.