Castelo de Pinhel - Pinhel
O Castelo de Pinhel foi de extrema importância para o nosso país quando o rio Côa foi a linha de fronteira entre os reinos de Portugal e Leão. Pinhel ainda hoje celebra esse passado importante, com as suas gentes a mostrarem orgulho na história deste concelho.
A fortaleza de Pinhel deve a sua origem aos lusitanos, por via de um castro edificado, mas é durante a posterior ocupação romana, que o castelo ganha a sua forma. D. Afonso Henriques iniciou a recuperação da fortificação, mas, é já no reinado de D. Dinis, que o castelo de Pinhel sofre a sua mais profunda remodelação, com a construção de seis torres e das muralhas à volta da vila, o reduto fortificado possui influências manuelinas. Aos dias de hoje apenas existem duas torres, algumas portas e partes da muralha, no entanto, dada a sua importância o castelo encontra-se classificado como monumento nacional.
De modo a promover e a valorizar este importantíssimo monumento foi criado o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, assim , os visitantes podem conhecer as duas torres e usufruir de conteúdos científicos e recursos expositivos que permitem conhecer melhor História de Pinhel ao longo dos séculos.