Centro Histórico de Ferreira do Alentejo

Centro Histórico de Ferreira do Alentejo
Fotografia: Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo

Conhecida como a “Capital do Azeite”. Ferreira do Alentejo é uma terra de contrastes e transições: dos bairros para as areias, do montado para os pinhais, do continente para o oceano. Esta vila alentejana carrega séculos de história. Sentimo-la nas capelas, ermidas, solares e diversas casas de arquitectura peculiar – são testemunho de um rico e vasto património, muito empobrecido, no entanto, pela implantação da República, em 1910.

O Solar dos Frades, a Casa Verde, Casa Borges e o Solar dos Três Irmãos são alguns dos edifícios mais conhecidos. Alguns foram transformados em turismo de habitação ou rural, como o Solar dos Frades e a Casa Verde, respectivamente. O símbolo do município, contudo, é pequena uma capela, a do Calvário, de arquitectura arrojada e que evoca o martírio de Cristo.

As ruas possuem o ambiente típico do Alentejo, pautadas pelo casario tradicional onde contrastam cores vivas nas paredes caídas de branco, por aqui dá vontade de fazer tudo a pé e sentir a atmosfera tão genuína desta povoação.