Centro Histórico Medieval de Estremoz, Cidade Velha
Estremoz é conhecida ao longe pelo seu casario branco abraçado por imponentes muralhas medievais. Lugar de grande importância histórica e eternamente ligado a alguns dos momentos mais marcantes na nossa nação, foi abrigo de reis e rainhas.
Primeiramente, a entrada faz-se através de uma das quatro portas que trespassam as muralhas de acesso à chamada cidade nova, são elas :Porta de Santo António, Porta de Santa Catarina, Porta dos Currais (ou de Nossa Senhora dos Mártires) e Porta de Évora (ou Porta Falsa). Dois conjuntos de muralhas medievais envolvem a cidade, o primeiro de edificação mais tardia guarda a chamada cidade nova e foi erguido para proteger o povoado aquando da Guerra da Restauração no século XVII.
A cidade velha é acessível através das portas das muralhas medievais, mandadas erguer por D. Afonso III no século XIII e que dão acesso à parte mais bela da cidade. Por aqui encontramos um conjunto de ruas sinuosas que nos fazem crer ter recuado no tempo e levam até ao belíssimo castelo mandado edificar por D. Dinis, lá no alto surge uma imponente torre de menagem, foi aqui que a Rainha Santa Isabel deu o seu último suspiro. Actualmente o espaço funciona como uma pousada e no seu interior mantém todo o esplendor de tempos idos.