Concatedral de Miranda do Douro

Concatedral de Miranda do Douro
Fotografia: Município de Miranda do Douro

A Antiga Sé de Miranda do Douro, também conhecida como Concatedral, é um dos mais belos monumentos existentes nesta localidade e destaca-se pela sua majestosidade, sendo o maior templo religioso da região de Trás-os-Montes. A igreja encontra-se classificada como monumento nacional desde 1910.

Foi mandada construir por D. João III que levou a cabo uma reorganização político-religiosa do reino, da qual também resultaram as construções das catedrais de Portalegre e de Leiria. O edifício é pautado pela imponência, foi edificado segundo a arquitectura maneirista e possui um gigantesco corpo central com um interior composto por três naves abobadadas. Um dos destaques desta construção religiosa são as duas poderosas torres edificadas nas suas laterais.

Outra razão da fama associada a este santuário reside no facto de albergar a imagem do Menino Jesus da Cartolinha, um ícone de religiosidade popular que granjeia de grande devoção por partes das gentes desta região e que se encontra exposto num oratório em talha dourada barroca, onde os devotos depositam as suas oferendas.