Dia Europeu do Mar celebra-se a 20 de Maio

Dia Europeu do Mar celebra-se a 20 de Maio

Comemorado pela primeira vez a 20 de Maio de 2008, o Dia Europeu do Mar tem vindo a ser assinalado anualmente, através de conferências e exposições, em diferentes países a cada ano.

Criado pela Comissão Europeia, este evento tem como objectivos enaltecer a importância dos oceanos e dos mares para a Sociedade Europeia, colocando em debate as oportunidades e desafios que cada vez mais nos são apresentados.

Sendo assim, todos os anos, líderes de diferentes países da União Europeia (UE) e da comunidade marítima, debatem durante dois dias os desafios que os mares enfrentam, de forma a estudar e desenvolver acções conjuntas, relacionadas com a economia azul sustentável.

O crescimento da população mundial, sobretudo nos últimos anos, tem levado à captura descontrolada e excessiva de espécies marítimas. Este estado de pesca excessiva, em conjunto com os problemas associados ao bycatch (captura involuntária de espécies marítimas em estado juvenil) tem afectado os ecossistemas, pondo em causa a sustentabilidade e equilíbrio da mesma.

No ano passado, as comemorações para o Dia Europeu do Mar foram realizadas em Lisboa, havendo planos para que este ano fossem realizadas nos dias 14 e 15 de maio, na cidade de Cork, na Irlanda. Este evento foi adiado para uma data ainda a definir, devido à pandemia do novo Coronavírus.