Do Atlântico a Espanha, Nacional 16 - Uma relaxante pausa na Pateira

Do Atlântico a Espanha, Nacional 16 - Uma relaxante pausa na Pateira
Fotografia: José Arnaldo Ferreira

Desde Aveiro até Albergaria-a-Velha o trajecto é curto e feito por uma Nacional 16 que apresenta uns traços de ruralidade, atravessando enormes campos de cultivo logo após a ponte sobre o Vouga. Albergaria é uma daquelas localidades marcadas pelo contacto próximo com a natureza, em grande parte devido às suas famosas pateiras.

Inserida no valioso sistema lagunar da Ria de Aveiro, a Pateira de Frossos é mais um dos melhores locais da região para compreender a importância das zonas húmidas ao nível da biodiversidade. Por aqui conseguimos admirar a vastidão das paisagens, onde os mosaicos de campos agrícolas se fundem com os terrenos pantanosos e nos mostram que homem e natureza conseguem viver em perfeita harmonia.

A zona serve de abrigo e local de nidificação a inúmeras espécies de aves, algumas migratórias. Também anfíbios, repteis e mesmo mamíferos selvagens que são atraídos ao local pela presença de água, contribuem para a enorme variedade de fauna presente. A Pateira é uma autêntica ode à natureza e conhecer estes singulares lugares é essencial para melhor entender a sua importância e com isso ajudar na sua preservação e protecção.

O município de Albergaria-a-Velha Espaços dotou o espaço com estruturas destinados à observação de aves e ainda de uma rede de trilhos pedestres e cicláveis.