Escalada em rocha

A escalada nasceu como uma evolução natural do montanhismo, sendo inicialmente uma vertente mais radical deste último. Actualmente é um desporto de natureza com uma história já bem delineada, que também possui a particularidade de poder ser praticada em estruturas artificiais concebidas para o efeito (Rocódromos).
O principal objectivo dos praticantes é chegar ao topo de uma escarpa ou falésia rochosa, ou a um qualquer ponto mais elevado que tenha sido previamente definido como o fim do percurso. Para tal existe um caminho pré-definido, ao qual se dá o nome de via e este pode ter diferentes níveis de dificuldade, os chamados graus da escalada. O escalador tem à sua disposição uma corda de segurança e pontos de ancoragem intermédios de modo a garantir que em caso de queda.
Este é um desporto bastante exigente do ponto de vista físico e solicita muito o nosso equilíbrio e também a agilidade, assim, numa fase inicial o escalador deve preferir vias mais simples e com um nível de dificuldade menor. Embora a escalada em meio natural seja mais cativante, inicialmente pode ser aconselhável experimentar a modalidade numa parede artificial, ao dispor do publico existem também inúmeras escolas e associações dedicadas a esta prática que são uma mais valia para quem se quer iniciar.
No próximo artigo vamos fazer referência aos equipamentos de protecção individual e também as boas práticas de segurança e ambientais, posteriormente, vamos apresentar alguns dos melhores locais no nosso país para fazer escalada ao ar livre.