Feira de São Mateus é cancelada em 2020 e município avança com um "plano b"
O município de Viseu anunciou que em 2020 a Feira de São Mateus não se vai realizar. O cancelamento já era esperado e vai de encontro à recente decisão do governo da proibição de realização de festivais e espectáculos de natureza análoga até 30 de Setembro de 2020.
“A Feira de São Mateus de 2020 não se realizará. É uma decisão muito difícil, mas inevitável, considerando a proibição decidida pelo Governo ”, anunciou o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques.
“Compreendemos as razões da decisão do Governo. Lamentamos apenas não termos sido ouvidos. A Feira de São Mateus é o terceiro maior evento do país e o maior evento da região Centro de Portugal. Atrai desde 2016 mais de um milhão de visitantes e gera um volume de negócios superior a 80 milhões de euros”, acrescentou ainda o autarca de Viseu.
O município anunciou a criação de um “ plano b”, uma iniciativa cultural dotada de uma programação segura e alternativa que marque o verão em Portugal, mas que não substitui a Feira de São Mateus, “cujo vazio é irrecuperável” como afirmou Almeida Henriques.
O Plano B é uma parceria entre o Viseu Marca, município e parceiros patrocinadores da Feira, que pretende estimular a retoma da atividade económica, cultural e turística. Segundo Jorge Sobrado, Vereador da Cultura e Turismo de Viseu a iniciativa é também “uma reencarnação de muitos dos eventos que foram cancelados” este verão em Viseu, devido à situação actual que vivemos.
Para este “plano B”, o Município de Viseu dará especial relevo à participação do ecossistema cultural, criativo e económico local e regional. O plano visa ainda dinamizar o espaço da feira, onde podem vir a acontecer eventos de Cinema drive-in (um tipo de cinema onde se assiste ao filme dentro do carro), os espaços verdes adjacentes e o centro histórico de Viseu, cujas lojas devolutas podem vir a albergar alguns dos artesãos habitualmente presentes na Feira de São Mateus.
“Fazer uma Feira de São Mateus amputada ou descaracterizada não seria opção”, afirmou Jorge Sobrado. “Respeitamos a sua identidade e a reputação que alcançámos. Optámos por uma estratégia ‘Ferrero Rocher’: regressaremos na próxima época para voltar a surpreender. 2021 será a melhor edição de sempre”, sublinhou o Vereador.