Fortaleza de Valença
Com cerca de cinco quilómetros de perímetro amuralhado, frente ao rio Tui e elevada face ao Minho, a Fortaleza de Valença é uma das mais belas e imponentes fortificações militares da Europa. Actualmente é um espaço turístico de excelência, mas, no passado, foi um importante ponto da defesa do território nacional aquando das Guerras da Restauração da Independência Portuguesa.
Os primeiros muros erguidos neste território remontam a um povoado da Idade do Ferro. D. Afonso III ordenou, durante o século XIII, a modernização da estrutura e mandou circunscrever de muralhas toda a povoação. Em pleno século XVII, Valença era uma das localidades mais permissivas aos ataques espanhóis, tendo as tropas castelhanas tentado tomar a cidade por mais que uma vez. Foi nesta época e perante este contexto de ameaça, que se construiu a impressionante fortificação abaluartada, de patamares sobrepostos, que hoje vemos.
Com os seus dois perímetros separados por um fosso com falsas-bragas, 10 baluartes, 10 casamatas e vários outros elementos característicos da arquitectura militar abaluartada, a estrutura é simplesmente magistral e impressiona com a sua magnitude todos os visitantes. A experiência de entrar neste espaço singular é fantástica e a sua localização permite ainda vistas soberbas. A Fortaleza de Valença do Minho encontra-se classificada como Monumento Nacional.