Gruta das Torres celebra 15º aniversário

Gruta das Torres celebra 15º aniversário

O Centro de Visitantes da Gruta das Torres no Parque Natural do Pico, inaugurado em 2005, celebra este ano o seu 15º aniversário.

Porta de entrada para o maior tubo lávico de Portugal, com uma extensão de 5150 metros, e inserida no Complexo Vulcânico da Montanha do Pico, a Gruta das Torres é um dos exemplos de utilização sustentada de um recurso natural para fins de interpretação e sensibilização ambiental.

Classificado em 2000 como Monumento Natural Regional, esta Gruta foi selecionada para a exposição “Habitar Portugal 2003-2005”, nomeada em 2006 para a V Bienal Ibero-Americana de Arquitetura e Urbanismo, e vencedora do Prémio Nacional de Tektónica da Ordem dos Arquitetos, em 2009.

Desde a sua inauguração, este Centro já recebeu mais de 131 200 visitantes e foi palco de várias atividades, entre as quais os concertos na gruta.

Para celebrar este aniversário, várias pessoas fizeram uma retrospetiva da evolução do centro, destacando-se o Presidente da Direção da Associação Os Montanheiros, Engenheiro Paulo Barcelos.