Grutas de Lapas - Torres Novas
Apenas a cerca de dois quilómetros da cidade de Torres Novas, por baixo das casas de uma pequena povoação, existe um aglomerado de túneis subterrâneos conhecido como as Grutas de Lapas, que deram o seu nome à Aldeia de Lapas.
O rio Almonda criou através da erosão cavidades em rochas, mas foi pela mão humana que o conjunto de tuneis actualmente existente se desenvolveu. Na década de 30 foram encontrados vestígios arqueológicos no rio, perto das grutas, o que leva a crer que durante o neolítico, período do qual datam os achados, os buracos criados na rocha já serviam de abrigo ao Homem. Acredita-se que a origem das grutas se deva ao povo romano, por via da extração de tufo calcário para construção de casas.
As grutas são um autêntico labirinto de túneis envolto em mistérios e lendas. Uma das quais conta que existem passagens secretas com destino ao Castelo de Torres Novas. A relação entre as galerias e a aldeia medieval edificada por cima é outro ponto de interesse, vários espaços servem de abrigos e comunicam directamente com as casas da povoação. A zona é bastante rica do ponto de vista geológico e abundante em calcário, as passagens são amplas e permitem aos visitantes caminhar e visitar o espaço confortavelmente, é possível percorrer o interior de um terraço fluvial.
As Grutas de Lapas foram alvo de reabilitação em 2018, têm agora apoio de infra-estruturas e possuem circuitos interpretativos com vista a proporcionar uma melhor experiência aos visitantes. Estas galerias encontram-se classificadas como imóvel de interesse público.