Idanha-a-Velha - Idanha-a-Nova

Idanha-a-Velha - Idanha-a-Nova
Fotografia: Revista Descla

Um autêntico museu a céu aberto, Idanha-a-Velha é uma povoação dotada de um património arqueológico notável, cujo conjunto arquitectónico se encontra classificado como Monumento Nacional. Poucos locais têm tanto para mostrar, tantas histórias para contar, Idanha encontra-se muito bem preservada e integra a rede de Aldeias Históricas de Portugal.

Fundada no período romano e antiga capital da Civitas Igaeditanorum, a povoação esteve depois sob domínio suevo e visigótico até ter sido ocupada pelos muçulmanos no século VII. Na senda da reconquista cristã, foi tomada aos mouros no século XII e posteriormente doada aos Templários. Hoje em dia, Idanha conserva os traços resultantes do seu riquíssimo passado, sendo notável a influência das várias culturas que por aqui estiveram.

O património romano ainda tem influência sobre a paisagem da localidade, por entre o casario conservam-se inúmeros vestígios da romanização, as muralhas e o pódio surgem como os mais fortes testemunhos deste passado. Dos tempos da ocupação barbara destacamos a magnifica Sé catedral, reminiscente de um passado no qual Idanha foi Egitânea, uma próspera sede de Bispado. A imponente torre de menagem foi edificada no reinado de D. Afonso Henriques, a mando dos Templários que ficaram com a responsabilidade de defender esta região das ameaças externas.