Ideias com futuro
A agricultura sustentável é um processo contínuo que no nosso país ainda se encontra num estágio inicial, nem sempre é fácil por todas as ideias em prática e para pequenos produtores suportar alguns investimentos pode ser um desafio enorme. O consumidor também deve ter um papel activo neste campo, procurando privilegiar quem, efectivamente, procura na sustentabilidade o futuro da agricultura. As grandes superfícies têm vindo a desenvolver vários programas sustentáveis, no entanto, acabam por trabalhar com margens de lucro baixas e insuportáveis para quem tem negócios de pequena dimensão.
Os pequenos produtores que praticam uma agricultura familiar de sustentabilidade e que têm esta actividade como uma fonte de rendimento extra representam cerca de 40% da agricultura nacional. Para estes a principal dificuldade prende-se com os preços praticados pelas grandes superfícies o que leva a grandes dificuldades na hora de escoar os seus produtos. Iniciativas europeias e nacionais como o “Alimente quem o Alimenta”, os mercados de produtores locais e o cooperativismo são importantes para garantir a viabilidade dos pequenos produtores.
O projecto “Alimente quem o Alimenta” foi criado durante a pandemia e tinha como principal objectivo garantir a sobrevivência dos pequenos produtores durante os conturbados tempos que se viveram. O sucesso deste programa garantiu a sua continuidade e actualmente é uma ferramenta muito importante para os agricultores. O funcionamento desta iniciativa é simples, através de uma página de internet as cadeias de retalho e também os consumidores podem consultar os produtores próximos e efectuar negócios com eles, privilegiando o consumo de produtos locais.
Os produtores efectuam gratuitamente o seu registo na plataforma e desde esse momento podem anunciar os seus produtos e cabazes disponíveis para encomenda e/ou entrega. O consumidor pode pesquisar por concelho e identificar os produtores e produtos da sua região, com todo o conforto e segurança.
Também no “Alimente quem o Alimenta” é possível consultar a localização dos mercados locais, as datas e horários de funcionamento e outras informações relevantes relacionadas com a oferta comercial existente. A página ainda possui uma outra ferramenta que permite consultar as demais plataformas existentes a nível local de escoamento de produtos.