Igreja Matriz de Samora Correia - Benavente

Igreja Matriz de Samora Correia - Benavente
Fotografia: LRocha

Benavente é um concelho de características tipicamente ribatejanas que se encontra pautado por um vasto património religioso, a vila de Samora Correia concentra grande parte da riqueza patrimonial deste concelho e ostenta orgulhosamente a sua Igreja Matriz com porta estandarte de todo esta riqueza.

A actual Igreja Matriz de Samora Correia data de 1721, foi mandada construir por Freire Henrique da Silva Araújo, pároco pertencente à Ordem de Sant'lago da Espada e foi erguida para substituir uma antiga construção que aqui existia. O templo é dedicado a Nossa Senhora de Oliveira, padroeira da localidade e destaca-se pela sua monumentalidade, a área da nave compreende quase 650 metros quadrados, elevando-se a as suas paredes a 14 metros de altura, surgindo ainda depois duas impressionantes torres sineiras que acrescentam mais 6 metros `altura total do conjunto. O interior também é impressionante, destacando-se os fascinantes painéis de azulejo datados do século XVIII.

A majestosidade deste monumento de arquitectura religiosa levou a que fosse classificado como Imóvel de Interesse Público em 1957.