Marcha contra o Fracasso Climático acontece no dia 12 de Novembro em Lisboa
A marcha foi convocada pela coligação da acção “Unir Contra o Fracasso Climático” e vai acontecer dia 12 de Novembro, sábado, pelas 14 horas no Campo Pequeno em Lisboa. O protesto vem no seguimento de inúmeras acções já em curso, nomeadamente a ocupação das escolas que decorre desde dia 7 de Novembro.
Segundo as organizações integrantes da coligação, urge tomar medidas contra o fracasso das metas propostas a nível mundial para limitar o aquecimento por 1,5ºC, assim, uma mobilização da sociedade é segundo o movimento, “a única forma viável para atingir justiça climática”.
No comunicado enviado às redacções, a coligação alerta ainda para o seguinte:
- O UN Emissions Gap Report 2022 diz que com as políticas actuais espera-se um aumento de 2,8ºC. Tendo em conta que os relatórios do IPCC mostraram que a zona segura para evitar o colapso foi limitar o aquecimento por 1,5ºC, as políticas actuais têm então um défice de ambição inaceitável. Isto é o fracasso climático de todos os países no mundo.
- Depois de 27 anos de negociações, o mundo continua dependente dos combustíveis fósseis e dos países que os controlam. Foi a indústria de combustíveis fósseis que levou-nos à crise climática. É a mesma que tem lucros de recorde agora. É a mesma que lucra enquanto o custo de vida aumenta. E é a mesma que bloqueia agora uma transição rápida. Os governos continuam a construir novos projectos de combustíveis fósseis, por exemplo o novo gasoduto e a expansão do terminal GNL no porto de Sines. Isto é o fracasso climático nas políticas públicas em Portugal.
- Acima disto, a COP27 realiza-se numa estância turística de luxo dentro de uma das ditaduras mais sangrentas do mundo, a do General Sisi, no Egipto. O já descredibilizado processo institucional das COPs foi-se esconder do mundo num local onde sociedade civil, internacional e principalmente local, não podem entrar. Estas escolhas políticas são o fracasso climático do processo institucional e desta cimeira em particular.