Marcha Mundial pela Justiça Climática no dia 6 de Novembro: Organizações portuguesas convocam marcha em Lisboa
No seguimento da realização da conferência global sobre o clima, a COP26, foi convocado um dia global de acção. Em Portugal, a marcha está prevista para sábado, dia 6 de Novembro, com início às 15 horas em Martim Moniz, passagem pela Avenida Almirante e final com uma concentração na Alameda.
O dia global de acção foi convocado pela coligação das organizações ambientais britânicas, que estão a preparar a intervenção dos movimentos sociais durante a COP26, 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que decorre em Glasgow, na Escócia, entre 31 de Outubro e 12 de Novembro de 2021. As organizações portuguesas aderiram à iniciativa através da plataforma Salvar o Clima, que tem organizado as marchas do clima em território nacional desde 2016.
A marcha reivindica cortes drásticos nas emissões de gases com efeito de estufa, uma transição justa e justiça climática global. A convocatória britânica afirma que “A justiça não nos será dada pelos líderes mundiais nem entregue pelas corporações. Apenas nós podemos imaginar e construir o futuro que funciona para toda a gente.”
As subscritoras iniciais da marcha em Portugal são: A Coletiva, Academia Cidadã, Acréscimo, Animar, Ar Puro, Climáximo, Greve Climática Estudantil – Lisboa, Greve Climática Estudantil – Algarve, PATAV – Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos, Rede para o Decrescimento, Reflorestar Portugal, Sciaena, Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Zero Waste Lab.