Mira d´Aire as maiores grutas de Portugal
As Grutas de Mira d´Aire estão situadas no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, foram galardoadas como uma das sete maravilhas naturais de Portugal e são as maiores grutas do país.
Descobertas em 1947, as grutas atraíram desde logo a atenção dos espeólogos, os relatos dos primeiros homens a entrar nas galerias falavam numa imensidão de espaços subterrâneos e na espetacularidade das formações rochosas por lá presentes.
A dimensão destas grutas parece não ter fim, em 2017 foi descoberto mais um quilómetro de novas galerias. Actualmente, são conhecidos 11 quilómetros de túneis. Da extensão total, 600 metros estão abertos ao público e são visitáveis.
Dotadas de filamentos cristalinos com dimensões consideráveis, a par de belas colunas que a acção da natureza se encarregou de esculpir, estas grutas iluminadas oferecem aos seus visitantes um deslumbrante espetáculo visual. No subsolo, encontramos ainda vários lagos de águas cristalinas, com grande importância ecológica, e que, juntamente com o resto dos elementos presentes nas galerias, proporcionam um cenário fascinante.
As Grutas de Mira d’Aire possuem ainda uma zona envolvente de grande beleza natural, as visitas são efetuadas em grupos, e têm acompanhamento por parte de um guia, que fornece aos presentes explicações ao longo do trajeto visitável.
As condições naturais do espaço permitem manter durante todo o ano uma temperatura média de 17 graus, ideal para armazenamento de vinhos. Nas grutas existe uma galeria, a 80 metros de profundidade, transformada em zona de estágio, comercialização e provas de vinho. Os visitantes podem provar e adquirir garrafas certificadas das melhores castas nacionais.