Miradouro das Portas de Ródão, Vila Velha de Ródão
Este fascinante miradouro surge no alto onde permanecem as ruínas do antigo castelo e brinda os visitantes com impressionantes paisagens sobre o Tejo e natureza à sua volta. A imensidão das vistas já só acaba em terras alentejanas. Também o Monumento Natural das Portas de Ródão e um grande número de aves de rapina que habitualmente esvoaçam por estas paragens são motivos mais que suficientes para conhecer este soberbo miradouro.
As Portas de Ródão abrigam a maior colónia de grifos do país e contam ainda com a presença assídua de outras espécies de aves, algumas delas raras como por exemplo a cegonha-preta, milhafre real, abutre-preto ou a águia perdigueira.
Este gigantesco geomonumento é considerado um dos mais importantes entre os existentes em Portugal. As portas consistem numa gigantesca garganta que o Tejo escavou por entre as margens quártzicas da serra do Perdigão. O estrangulamento do caudal lembra umas portas para um novo mundo. Devido ao seu inquestionável valor nos campos geológico, paisagístico, arqueológico, histórico e biológico, as Portas de Ródão foram classificadas como Monumento Natural em 2009.