Miradouro do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, Braga
Localizado a apenas 10 quilómetros do centro da cidade, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um local icónico de Braga, espaço de culto e muito mais, por aqui a natureza emana e do topo dos seus 566 metros de altitude as vistas que proporciona são assombrosas.
A fundação deste santuário deve-se ao Padre Martinho António Pereira da Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que por aqui foi dinamizando o culto mariano. A construção do monumento decorreu ao longo de várias décadas, tendo iniciado em 1863. O singular espaço desdobra-se desde a Igreja principal, cuja fachada principal está virada a poente sobre a cidade de Braga, o complexo inclui ainda um recinto para a missa campal a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a igreja principal, a cripta e uma fantástica escadaria monumental que leva os visitantes aos monumentos do Sagrado Coração de Jesus e da Nossa Senhora da Conceição.
Para além da sua importância histórica e religiosa, o Sameiro permite vistas únicas sobre a bela cidade de Braga, sobre as serras do Gerês, da Cabreira, da Penha e da Franqueira e em dias de vista desimpedida, o nosso olhar consegue até alcançar o mar. O recinto é amplamente arborizado e conta com vários parques de merendas junto a um grande lago, ideias para um tempo bem passado em família. Em 2004, o papa João Paulo II distinguiu o santuário com a Rosa de Ouro, um reconhecimento importantíssimo dentro do meio religioso.