Mosteiro da Batalha
Mandado erguer por D. João, Mestre de Avis como celebração da vitoria numa das mais importantes batalhas da nossa história, Aljubarrota, o Mosteiro da Batalha é um símbolo de Portugal. Considerado um dos mais fascinantes monumentos góticos da Península Ibérica, a sua importância histórica e valor arquitectónico concederam-lhe o estatuto de Património da Humanidade atribuído pela UNESCO.
A construção do Mosteiro da Batalha prolongou-se por quase dois séculos e abrangeu sete reinados da segunda dinastia (1385-1580). Para erguer este majestoso monumento foi necessária uma vasta equipa de mestres-pedreiros de grande nível, tanto nacionais como estrangeiros. Os detalhes da sua arquitectura gótica são transcendentais e a sua sumptuosidade é monumental, a nave central da igreja eleva-se a mais de 32 metros e apoia-se sobre oito colunas de cada lado. Na Capela-Mor e na Sala do Capítulo podemos ainda admirar o mais importante núcleo de vitrais medievais portugueses.
Eternizado na história de Portugal por tudo o que representa, o Mosteiro da Batalha é um dos mais fascinantes monumentos erguidos no nosso país.